5 de mar. de 2017

Novidades do Regulamento oficial de competição do KRR.

Art. 1º. A 2ª Copa Kart Racing Rio será dividida em duas fases:
I – Fase classificatória (Como o próprio nome diz, será uma fase de classificação na qual todos os pilotos disputam juntos, em igualdade de condições a chance de se classificar para a categoria principal do Kart Racing Rio).


II – Fase de categorias (As categorias serão dividias em Principal, Light e Free, preferencialmente com 12 membros cada).

Art. 22. No início da fase de categorias, os 05(cinco) primeiros colocados classificados para as categorias Principal e Light, receberão a seguinte pontuação a título de bonificação:
1º - 6 pontos
2º - 4 pontos
3º - 3 pontos
4º - 2 pontos
5º - 1 ponto (Ou seja, os cinco melhores colocados na fase classificatória entraram na fase de categorias com bonificação). 

Art. 30, I – Em qualquer das fases, na hipótese de ser disputada etapa em kartódromo que limite a quantidade de participantes por corrida, aquém da quantidade de integrantes presentes, se dividirá o número de pilotos presentes de modo que haja o número igual de participantes em cada uma das corridas, havendo no máximo uma corrida com um piloto a mais ou a menos, como forma de tentar garantir igualdade de condições de pontuação para todos os pilotos;

C/C Art. 17, § Único. Na hipótese de ocorrer a divisão prevista no Art. 30, inciso I, tantos pilotos pontuarão por posição, na mesma etapa, tanto quanto a quantidade de pilotos que foi dívida por corrida. (Há kartódromos em que não há a quantidade de karts necessários para que todos possam correr juntos, assim, quando necessário, haverá um sorteio para dividir os pilotos em grupos, e quando isso ocorrer, seja na fase classificatória ou de categorias, haverá dois, ou até três vencedores, dois ou até três segundo colocados e assim por diante, na mesma etapa).

Art. 8º. Na fase de categorias também será disputado o campeonato de equipes; (Ou seja, as equipes só serão formadas na fase de categorias).

Art. 12. Todos os Pilotos participantes deverão utilizar a camisa oficial da 2ª Copa Kart Racing Rio, em todas as etapas, sob pena de punição de perda de 01 (um) ponto válido (após descarte) na Classificação. (Nesse ano a fiscalização e a punição serão mais rigorosas).

Art. 12, § 2º. Durante a apresentação dos pilotos para as corridas, durante os briefings e durante as cerimônias de premiação é obrigatória utilização da camisa oficial da 2ª Copa Kart Racing Rio, ou macacão específico para corridas;

I – Caso a regra acima seja descumprida durante qualquer cerimônia de premiação, o piloto sofrerá de punição de perda de 01 (um) ponto válido (após descarte) na Classificação. (Nesse ano a fiscalização e a punição serão mais rigorosas, se o piloto retirar a camisa para correr, deverá vestir a mesma novamente, pois mesmo que tenha se apresentado para a prova com a camisa, mas participe da premiação sem a camisa, estará passível de punição).

Art. 13. Todos os Pilotos participantes do campeonato que compareçam a qualquer das etapas, deverão permanecer nas dependências do kartódromo e participar da cerimônia de premiação, independentemente de sua colocação na corrida, sob pena de punição de perda de 01 (um) ponto válido (após descarte) na Classificação. (Nesse ano a fiscalização e a punição serão mais rigorosas, o piloto não pode se retirar do local antes da cerimônia de premiação, independentemente de sua colocação, a não ser por força maior, e se o fizer estará passível de punição).

Art. 14. Caso qualquer piloto chegue ao local de prova após o horário estabelecido pela organização para início das atividades, este(s) poderá(ao) tomar parte do treino classificatório, mas os tempos obtidos serão desconsiderados, devendo largar da última posição do grid de largada.

II – Caso o piloto que chegue após do horário determinado desrespeite a regra prevista no caput deste artigo, terá acrescido 25 segundos ao seu tempo total, no final da prova. (Chegou atrasado, não largou em último, punição rigorosa).

Art. 15. No procedimento de largada não será permitido a nenhum piloto alinhar seu kart no grid de largada inclinado em relação à linha de largada, e praticar “pedalada”, ou seja, empurrar os pneus dianteiros com as mãos, e em caso de um piloto faça qualquer uma das duas atitudes, receberá advertência pelos fiscais, no local, e em caso de insistência terá acrescidos 05(cinco) segundos no seu tempo total de prova (Na largada kart reto e sem pedalar, haverá punição para quem faça).

Art. 25, § 2º. Na hipótese de haver pilotos que não alcancem o peso mínimo de 90kg, por falta de disponibilidade de lastro a ser fornecido pelo kartódromo, a duração da parada técnica, na etapa em que a mesma for instituída, será diferenciada para os Pilotos participantes que não alcancem o peso mínimo, sendo o dobro de tempo da atribuída aos pilotos que alcançaram o peso mínimo regular; (Poderá haver parada técnica com tempo diferenciado para compensar a falta de lastro).

Art. 25, § 4º. O início da cronometragem deverá ocorrer quando o kart estiver completamente parado/imóvel, devendo o mesmo permanecer parado/imóvel até a liberação do Piloto pelo fiscal. (ATENÇÃO, na parada técnica o kart deverá ficar totalmente parado durante todo o tempo, não pode reacelerar antes de ser liberado, mesmo tendo espaço para tal, e se o fizer estará passível de ter que repetir a parada, a fiscalização será mais rigorosa nesse aspecto).

Art. 27, I – Se o fiscal da parada técnica constatar a irregularidade, deverá determinar que o piloto a refaça, não cabendo qualquer recurso ou contestação pelo piloto penalizado;

Art. 28. Fica estabelecido o peso mínimo de 90 (noventa) kg para cada piloto, após totalmente equipado, e aqueles que tiverem peso inferior ao mínimo estabelecido neste artigo, utilizarão lastros, até alcançar o peso fixado, limitado até 20 (vinte) quilos de lastro, ou o limite estabelecido pelo kartódromo, se este for maior;

§ 1º. Se o peso limite de lastro estabelecido para ser utilizado no local próprio para prender o lastro, em qualquer kartódromo, for menor do que 20 (vinte) quilos, o piloto que necessitar utilizar o total de 20kg, fica obrigado a completar o lastro faltante para chegar a essa quantidade sob o banco, ou com uso de lastro próprio no corpo ou no kart;  (Se o piloto precisar tem que usar 20kg, independentemente do kartódromo limitar em 15kg ou 10kg, por exemplo, o lastro a ser preso em local próprio no kart,  devendo a diferença se colocada sobre o banco, dentro do macacão, com caneleiras, enfim, como o piloto que necessite entenda ser melhor).

§ 4º. A pesagem de conferência será feita com o piloto usando o equipamento completo de corrida, e a organização se reserva ao direito de conferir o peso dos pilotos e os lastros utilizados, seja antes, ou imediatamente depois de qualquer etapa, sem obrigatoriedade de qualquer tipo de aviso prévio; (Poderá haver pesagem surpresa, e de qualquer forma, a mesma não será anunciada preiamente).

§ 5º. Na hipótese de qualquer Piloto Associado, nos termos do §4º deste Artigo, não venha a alcançar o peso de 90(noventa) kg, fixado no caput, será considerado infrator, sendo desclassificado, e este resultado NÃO poderá ser utilizado como descarte. (Pesou equipado e com lastro, se for o caso, deu 89,999kg será desclassificado).

I – Para aplicação desta punição deverá ser observada a limitação de 20kg de lastro, nos termo do caput deste Artigo;

II – Para aplicação desta punição deverá ser observada a regra prevista no Artigo 25, §2º, no que tange a provas com paradas técnicas;


Art. 30, II – É obrigatório que o piloto dê uma volta completa com o kart que lhe foi sorteado, ou seja, terá que passar, pela entrada do box, sem entrar para trocar, ao menos uma vez, a não ser que o kart, quebre ou pare sem que o piloto consiga terminar a volta, o que poderá ser checado e confirmado por um funcionário do kartódromo;

III – Se a regra do inciso anterior for desrespeitada, além de largar no final do grid, o piloto terá 05(cinco) segundos acrescidos ao seu tempo, no final da etapa;  (Se o kart tiver sido disponibilizado pelo kartódromo, tem que dar uma volta completa com o kart antes de trocar, não cabendo qualquer diálogo ou ponderação a este respeito, sob pena de punição, que será mais rigorosa).

IV – Em havendo necessidade de troca de kart por qualquer piloto, é obrigatório ser seguido à ordem dos karts sorteados como reservas;


V – Se a regra do inciso anterior for desrespeitada, além de largar no final do grid, o piloto terá 10(dez) segundos acrescidos ao seu tempo, no final da etapa; (A fiscalização será mais rigorosa).

Art. 32. A partir de iniciado o treino classificatório ou até volta de aquecimento, fica permitida a troca do kart por qualquer piloto, depois de cumprida a regra do Art. 30, inciso II, desde que por motivo de quebra mecânica, problema no sistema de aceleração ou frenagem, falta de combustível, problemas com pneu, incêndio;

§ 1º. O Piloto Associado que optar ou for obrigado a realizar a troca do kart, obrigatoriamente será deslocado para a última posição no grid de largada, respeitando a sequência de trocas.


§ 2º. O não atendimento ao disposto no § 1º deste Artigo, o piloto será desclassificado, e este resultado NÃO poderá ser utilizado como descarte
(Ou seja, se trocar de kart e não largar de último será desclassificado).

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